segunda-feira, 1 de junho de 2009

Obras de Remodelação e Ampliação do Centro - Creche para 66 crianças


" CONSTRUIR FUTUROS"


…Educar as crianças hoje é transformar o homem de amanhã!

(Padre Manuel Antunes)

O Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família - com inserção educativa e social desde os anos cinquenta, no Bairro sub urbano da cidade de Coimbra - Conchada, tem desenvolvido várias obras de remodelação das instalações, procurando adaptar as estruturas físicas do edíficio antigo, ás melhores condições para o desenvolvimento da sua prática pedagógica em cada década.
O projecto" Construir Futuros" lança o Centro numa perspectiva de desenvolvimento e actualização da sua MISSÃO, uma vez que como dizia o seu fundador - Padre Manuel Antunes "
É preciso valorizar o ambiente familiar, criar condições para que as crianças desde muito pequeninas possam experimentar a vivência do Espírito de Família."
As interações que estabelecemos com as famílias ao longo de cinco décadas, ensinaram-nos que é preciso investir desde muito cedo na promoção da qualidade de vida das famílias. Aprendemos do nosso fundador que: "Receber a Criança significa receber a Família"
Se é certo que a Pedagogia do " Amor Oculto" se vincula principalmente pelas interações que estabelecemos, é também determinante que as condições de aprendizagem com prazer, sejam hoje dinamizadas por respostas educativas e sociais de qualidade.
Queremos que a nossa Creche seja uma resposta educativa e social, não apenas orientada a para a satisfação das necessidades profissionais das famílias, mas prioritariamente para fomentar o melhor projecto de desenvolvimento pessoal da criança no âmbito das características da 1ª Infância, através da partilha de cuidados, responsabilidades e saberes com vista ao seu sucesso educativo.
No alcance de apostar na qualidade dos serviços que prestamos, no ano de 2006 foi desenvolvido o projecto de Ampliação da Creche para acolher 66 crianças. O primeiro vinculo de Parceria Instutucional foi desenvolvido com a Autarquia de Coimbra, a quem estamos gratos, pela recente operação urbanistica de emparcelamento / loteamento que implicou a cedência de propriedade plena de terrenos ao Centro. Paralelamente, foi celebrado com o Ministério do Trabalho e Segurança Social um protocolo de financiamento no âmbito do PARES ( Programa de Alargamento das Respostas e Equipamentos Sociais) num montante de financiamento público que ronda os 177 mil euros.
No inicio do projecto, em 2006 a estimativa global de custos da obra era de cerca de 460 mil euros, contudo actualmente, face a exigencias legislativas decorrentes da certificação de alguns projectos de especialidades, o Centro terá que fazer face ao aumento de custos, prefazendo agora um montante de cerca de 700mil euros. A situação é muito difícil, teremos não só que recorrer a crédito bancário, mas sobretudo, investir na prestação de outros serviços de qualidade, que respondam, quer às necessidades das famílias, quer à sustentabilidade deste projecto. A equipa educativa acredita que:

... É PRECISO VENCER “A ARMADILHA DO COMODISMO E DA DESESPERANÇA” ...

Para nós…Educar é um projecto de Vida e de Cidadania …
Para o nosso fundador, " uma obra de AMOR, que os Conimbricenses saberão acolher...
( in escritos de 1959)"
... Em breve será indicada conta bancária onde poderemos partilhar donativos...
COLABORE





Nenhum comentário: