sexta-feira, 13 de março de 2009

Regulamento Interno - ATL

Breve Historial do A.T.L.

Consciente de que os primeiros anos de vida são decisivos no desenvolvimento da Pessoa, o fundador do Centro da Sagrada Família, (P.e Manuel Antunes), acciona a resposta educativa e social que possibilita desenvolver dimensões fundamentais da dignidade humana priorizando os seus direitos no Ideal Educativo que transmitiu:



1º Quanto mais cedo for dado à criança um ambiente de bem-estar, onde se expresse o verdadeiro espírito de família onde a criança se sinta acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e individualidade, tanto mais será
” Pessoa “ feliz.


2º Impõe-se também promover nas famílias hábitos de trabalho, uma maior intervenção da mulher quer para o equilíbrio do orçamento familiar quer para promoção pessoal assumindo um papel mais activo na sociedade.

3º É preciso ajudar a “ transformar “ a “mudar”, os hábitos de vida que incidem nas famílias e nas crianças como factores de risco e ou de insucesso.

4º Temos que despertar as pessoas para os valores humanos, proporcionar o desenvolvimento educativo e social das crianças, para que sejam elas próprias, os veículos de sensibilização e transformação do seu seio familiar e comunitário.

“ Chegar a cada família, a cada Pessoa, através da criança... “
P.de Manuel Antunes

Para as crianças que frequentavam a escola nesta época, apenas existia a rua para os acolher, e foi aí que a partir de 11 de Novembro de 1957, um pequeno grupo de elementos do Instituto Secular da Sagrada Familia, iniciou um projecto de desenvolvimento educativo e social que abriu o caminho para a formação de pais e da comunidade.

Em 1989, o Centro da Sagrada Família, assumiu ser um dos parceiros sociais e educativos transformadores do Bairro, através do Projecto Comunitário de Luta Contra a Pobreza.
Com base no levantamento de problemáticas concretas das famílias, das crianças e dos jovens, nasceu o 1º Projecto Educativo desenvolvido na Instituição. (Triénio 1990 / 93)

A década de noventa começava a exigir à Instituição, uma dinâmica pedagógica renovada.

Era urgente desenvolver um projecto com vista a uma maior articulação, envolvimento e complementaridade com a família e a escola.
As visitas às famílias “ in loco”, manifestavam situações de risco.

O agir decisivo era desenvolvido posteriormente através do Projecto Educativo 1993 / 97.


Interpelados pelos desafios, das constantes mutações sociais e pelo desenvolvimento vertiginoso destes anos, eis-nos envolvidos num processo de adaptação e restruturação funcional da valência de ATL.
As instalações físicas e os meios pedagógico - didácticos, os recursos humanos do ATL , foram accionados para serem resposta de lazer , através da dinâmica de LUDOTECA , e resposta de FORMAÇÃO , através de actividades educativas extra – curriculares e de complemento curricular , a que passámos a chamar CENTRO LÚDICO – EXPRESSIVO .

A partir da divulgação do Despacho nº 12591 de 16 de Maio de 2006 do Ministério da Educação, ocorreram alterações de fundo ao funcionamento dos ATLs, e como tal, tivemos que limitar a nossa resposta, dando apenas continuidade às crianças que frequentavam anteriormente o ATL, desde que estas, fossem provenientes de escolas básicas em regime de desdobramento. Atendendo à inserção deste Centro no meio sub urbano do Bairro da Conchada onde se insere também uma escola do 1º ciclo com horário desdobrado, definimos como 1º critério de admissão a frequência da referida escola.


Passámos então, a desenvolver a nossa acção educativa e social, em parceria com Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e Câmara Municipal de Coimbra, (promotora das Actividades de Enriquecimento Curricular).

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